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Banco do Brasil amplia horário de atendimento até 15h

Alteração no horário de atendimento foi realizada sem qualquer comunicado prévio à representação dos trabalhadores

O Banco do Brasil enviou, na semana passada, um comunicado às unidades que realizam atendimento presencial aos clientes (agências e Postos de atendimento – PAAs) informando a ampliação do horário, a partir desta terça-feira (3), para até às 15h. Desde março, quando foi decretada a pandemia no Brasil, a pedido do movimento sindical, os bancos tinham reduzido o horário para até 14h. Antes da pandemia o atendimento ocorria até 16h.

Essa medida tinha como objetivo reduzir a lotação dos transportes públicos e diminuir a exposição dos funcionários ao risco de contágio do Coronavírus. Os dados dos órgãos oficiais de saúde confirma que ainda estamos enfrentando a pandemia e com um número considerável de casos e mortes em todo o país. Além disso, as informações apontam a necessidade de manter medidas de proteção para evitar uma segunda onda do vírus, algo que já é realidade em muitos países. Dessa forma, o movimento sindical acredita na importância da manutenção da redução do horário por mais um período.

Falha na comunicação

Em entrevista ao site da Contraf-CUT a representante da Confederação nas negociações com o BB, Fernanda Lopes, houve falta de comunicação prévia ao movimento sindical. “Temos um comitê que debate as questões relacionadas à Covid-19. E, mesmo que não existisse este comitê, temos uma mesa permanente de negociações. Não haveria qualquer problema, ou atraso em comunicar-nos, antecipadamente, tal decisão”, disse. Para ela, ao não passar a informação com antecedência à representação dos funcionários, o banco prejudica sua própria comunicação. 

Segundo o comunicado do banco, a ampliação do horário foi uma deliberação tomada em reunião com a Federação Brasileira dos Bancos (Febraban). Mas, Fernanda diz que o BB omitiu que a decisão foi de que os bancos teriam a opção de aumentar ou não o horário de atendimento.

Quem é atingido

O BB informou em seu comunicado que as agências e PAAs ficarão abertas ao público das 9h às 15h (horário de Brasília – DF), sendo das 9h às 10h para atendimento exclusivo para idosos, gestantes, pessoas portadoras de deficiência e pagamento de benefícios do INSS. Nas agências do Distrito Federal o atendimento será das 11h às 16h (horário de Brasília – DF).

Os novos horários não se aplicam aos “Escritórios de Negócios” do BB, uma vez que estes não realizam atendimento presencial. Também não afetam as unidades localizadas em shoppings, órgãos públicos, aeroportos ou universidades, que deverão obedecer ao horário do estabelecimento, com o atendimento mínimo de cinco horas.

O banco informou, ainda, que, para evitar sanções dos órgãos reguladores, todas as unidades devem estar em conformidade com a Portaria de Aprovação do Plano de Segurança, incluindo, dentre os demais requisitos, o quadro completo de vigilância durante todo o horário de atendimento ao público