Dentista alerta sobre medo e ansiedade que podem ser inimigos dos dentes 
Cancelar

 

Dentista alerta sobre medo e ansiedade que podem ser inimigos dos dentes

Cuidados com a saúde bucal em tempos de pandemia é tema do Sintraf Cuida desta semana

A ansiedade causa diversos prejuízos para a vida das pessoas, como estresse, insônia e nervosismo e pode ainda ter consequências na saúde bucal. Ela é bastante prejudicial pra Odontologia, sendo agravada neste momento de pandemia. Por isso, o tema do Sintraf Cuida desta semana é a saúde bucal em tempos de pandemia.

O comportamento de pessoas ansiosas pode desenvolver hábitos de bruxismo (tanto o de vigília como o do sono), por exemplo. Ele se caracteriza pelo ranger de dentes, o que pode ocasionar dores, afetar articulações, ligamentos, tendões ou músculos que ligam o crânio à mandíbula, e ainda causar fraturas na arcada dentária. Esta doença está associada a ansiedade, pois o paciente que sofre com ela acaba aliviando sua tensão ao pressionar os dentes.

De acordo com a cirurgiã dentista Daniela Serafim outro hábito provocado pela ansiedade é a questão de "beliscar" comidinhas entre as refeições, uma vez que muitas pessoas não escovam os dentes após beliscar, com isso, resto de alimento permanece no meio bucal, o que pode gerar a cárie, a gengivite, entre outros problemas de saúde bucal.

Daniela alerta também para consumo exagerado do café, que acaba escurecendo os dentes, e para algumas falsas dicas caseiras disseminadas através da internet. “O bochecho com vinagre, que foi um tema abordado como efetivo no Combate ao coronavírus, é fake news e ainda traz malefícios à dentição, como desgastes do esmalte e desequilíbrio da microbiota oral” explica a dentista.

Para mais informações sobre o tema, ou para tirar dúvidas com a profissional, entre em contato com Daniela Serafim pelo telefone/whatsapp (32)99817-5627, instagram @dradanielaborgesserafim oupelo e-mail danielabs.odonto@gmail.com

Confira o vídeo: