Deputados estaduais defendem a inclusão da categoria no grupo prioritário da vacinação 
Cancelar

 

Deputados estaduais defendem a inclusão da categoria no grupo prioritário da vacinação

Luta por vacina para bancárixs ganha força na Assembleia Legislativa de Minas Gerais

Nesta semana a luta do movimento sindical bancário pela inclusão dxs bancárixs entre os grupos prioritários para a vacinação contra a Covid-19 ganhou força. Além de todas as ações de mobilização já encaminhadas, o sindicato também havia solicitado a inclusão aos parlamentares estaduais. 

Na última terça-feira, 8 de junho, o Deputado Estadual Noraldino Junior (PSC/MG) fez a defesa da categoria durante a reunião ordinária da Assembleia de Minas. O deputado reforçou a necessidade de imunizar a categoria. Considerada essencial, está exposta desde o início da pandemia à contaminação por Coronavírus. Ele ainda destacou que as agências são consideradas locais de alto risco e citou algumas características como a ausência de circulação de ar natural e o grande fluxo de pessoas. Na fala o parlamentar também relatou "que como muitos mineiros, sua família também sofreu com o vírus". A esposa de Noraldino, bancária em uma agência de Juiz de Fora, se contaminou e consequentemente contaminou os familiares, incluindo o deputado. Ele ainda frisou que além da esposa, todos os trabalhadores da agência também se contaminaram.

Já nesta quinta-feira, 10, a direção do SINTRAF JF recebeu da assessoria do Deputado Estadual Cristiano Silveira (PT/MG) uma cópia do requerimento enviado ao Presidente da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa de Minas Gerais. No documento, o deputado solicita a inclusão dos bancárixs no grupo prioritário tendo em vista a natureza essencial da atividade que exercem. O parlamentar justifica o pedido ressaltando as atribuições dos trabalhadores do ramo financeiro, como o pagamento do auxílio emergencial e outros serviços que contribuem com a população neste momento de crise sanitária e econômica. O requerimento também menciona o alto número de contaminados e mortes na categoria em todo o país. 

O secretário geral do SINTRAF JF e funcionário do Mercantil do Brasil, Robson Marques, acredita, mediante as iniciativas dos parlamentares, que a mobilização do movimento sindical e as estratégias estão no caminho certo. O dirigente lembra que, "para as ações do sindicato serem reconhecidas pelas autoridades em saúde e governamentais, é necessário o envolvimento de cada bancário e bancária nas atividades propostas pela entidade. A participação é a única forma de construir resistência e atingir o objetivo coletivo da categoria." pontua.

Ainda nesta quinta-feira, às 18h30, através da plataforma Zoom, o SINTRAF JF realizará uma assembleia geral para debater as estratégias da mobilização.

Participe!
Assembleia Geral Extraordinário - Estratégias de Mobilização para Vacina Covid19
10 jun. 2021 18h30min.