Entidades lançam manifesto contra privatização da Caixa 
Cancelar

 

Entidades lançam manifesto contra privatização da Caixa

A Medida Provisória 995, que permite o desmembramento e venda das áreas estratégicas do banco público, provoca reação das entidades e dos parlamentares com mais de 400 emendas

Entidades representativas dos trabalhadores bancários de todo o Brasil divulgaram um manifesto contra a Medida Provisória MP 995, editada pelo governo Bolsonaro na noite da sexta-feira 7, que permite à Caixa Econômica Federal criar novas subsidiárias, com a abertura de capital próprio. A partir da pressão e mobilização de entidades, deputados e senadores apresentaram 412 emendas contrárias à Medida Provisória do governo. 
O texto tem validade de 60 dias e pode ser prorrogada por mais 60, entretanto, por se tratar de medida provisória, as ações já estão em vigor.
As entidades entendem que a MP é inconstitucional em seu artigo 2º que “tem por finalidade executar atividades compreendidas nos objetos sociais das subsidiárias da Caixa Econômica Federal, ou complementares a estes, e devem estar alinhadas ao plano de negócios de que trata a Lei nº 13.303, de 30 de junho de 2016, ou associadas a ações de desinvestimentos de ativos da Caixa Econômica Federal e de suas subsidiárias”.
Confira o manifesto