INSS estende atendimento remoto até 21 de agosto 
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INSS estende atendimento remoto até 21 de agosto

Atendimento presencial será retomado dia 24

Em portaria Conjunta n° 36 com a Secretaria Especial de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, publicada hoje, 29 de julho, o INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) adiou para 24 de agosto o retorno do atendimento presencial nas Agências da Previdência Social., quando deverá ocorrer a retomada gradual e segura do atendimento. O atendimento exclusivo por meio de canais remotos fica prorrogado até o dia 21 de agosto e continuará sendo realizado mesmo após a reabertura das agências.
De acordo com o INSS, a reabertura ocorrerá de forma parcial, com seis horas contínuas, e atendimento exclusivo de segurados e beneficiários pré-agendados pelos canais remotos. Ou seja, quem marcou a hora do atendimento pelo Meu INSS e pela central telefônica 135.As perícias médicas, avaliação social, cumprimento de exigência, justificação administrativa, reabilitação profissional, justificação judicial e atendimento relacionado ao monitoramento operacional de benefícios também serão retomados.
Entretanto, o retorno não ocorrerá da mesma forma em todas as agências, uma vez que irá considerar as especificidades de cada uma das 1.525 Agências da Previdência Social no país, que irá avaliar o perfil do quadro de servidores e contratados, o volume de atendimentos realizados, a organização do espaço físico, as medidas de limpeza e os equipamentos de proteção individual e coletiva. Deste modo, aquelas que não reunirem as condições necessárias para atender o cidadão de forma segura continuarão em regime de plantão reduzido.
O INSS promete ainda adotar todas as medidas necessárias para garantir o direito dos cidadãos durante a pandemia da Covid-19. Enquanto isso, o beneficiário poderá continuar acessando o Meu INSS pelo site ou baixar o aplicativo no celular. As informações sobre o funcionamento das agências da Previdência Social serão disponibilizadas por meio de um painel eletrônico a partir da retomada do atendimento presencial.