INSS prorroga atendimento remoto até 19 de junho 
Cancelar

 

INSS prorroga atendimento remoto até 19 de junho

Foi publicada hoje, 22 de maio, no Diário Oficial da União (DOU), Portaria Conjunta n° 17 com nova prorrogação do atendimento remoto nas agências da Previdência Social

Foi publicada hoje, 22 de maio, no Diário Oficial da União (DOU), Portaria Conjunta n° 17 com nova prorrogação do atendimento remoto nas agências da Previdência Social, aos segurados e beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) até o dia 19 de junho. Os atendimentos presenciais estão suspensos desde o dia 18 de março. Neste período, os serviços e benefícios previdenciários e assistenciais podem pelo portal Meu INSS. O objetivo é proteger a coletividade durante o período da pandemia do coronavírus, mantendo o funcionamento de um serviço que é essencial, uma vez que trabalhadores adoecidos necessitam da realização das perícias médicas para requerer o auxílio doença.
Em relação aos casos que dependem de perícia médica, estão sendo analisados sem atendimento presencial. O segurado terá que anexar atestado médico pelo portal ou aplicativo. Se o atestado estiver dentro das regras estabelecidas pelo instituto, o trabalhador recebe um adiantamento de R$ 1.045. Este valor será pago a título de antecipação, sendo a perícia realizada posteriormente, e quem tiver direito a um benefício maior, terá a diferença paga quando retomar a perícia presencial.
Confira o passo a passo pelo site:
Para quem já possui senha no “Meu INSS”
- Acesse o site Meu INSS, e clique em "Entrar". Informe o CPF e a senha cadastrada.
 
- Na página inicial, clique em “Agendar Perícia”
 
Para quem não tem senha no “Meu INSS”, acesse o site e em "Serviços sem senha", clique em "Agendar Perícia” 
- Será preciso informar nome completo, CPF e data de nascimento. Clique em "Não sou um robô" e em "Continuar”
 
Pelo app ?Meu INSS?:
- É preciso baixar o aplicativo Meu INSS, disponível para Android e iOS. Nesse caso, é preciso senha. Se já tiver, clique em "Entrar". Caso contrário, escolha "Cadastrar Senha”
  - Após fazer o login, clique em "Agendar Perícia”
 
Clique em "Perícia Inicial" e, depois, em "Selecionar”
 
- O sistema perguntará se você tem atestado médico. Selecione "Sim", depois "Continuar”. O site informará os dados de uma portaria do INSS. Clique em "Avançar
- Preencha seus contatos
 
- Depois, será necessário anexar um documento de identificação com foto e o atestado médico, clicando no sinal de + ao lado direito.
 
- Após anexar a cópia do documento de identificação e do atestado médico, clique em "Avançar.
Na tela seguinte, escolha uma agência do INSS agência próxima de sua casa e clique em "Avançar". Essa agência é a que vai manter o seu benefício.
- Selecione o local em que deseja receber o pagamento. Dá para fazer a pesquisa por bairro.
- Na próxima página, confira seus dados e se a agência e o local de pagamento estão certos. Clique em "Declaro que li e concordo com as informações acima". Vá em "Avançar.
- Pronto. O pedido foi enviado e será analisado. Se quiser, o segurado pode gerar um comprovante.