Janeiro Branco alerta para o cuidado com a saúde mental 
Cancelar

 

Janeiro Branco alerta para o cuidado com a saúde mental

Na 9ª edição, ações visam conscientizar as pessoas e desconstruir preconceitos

Uma das principais causas de adoecimento e afastamento dos trabalhadores, as doenças mentais como depressão, transtorno de ansiedade, dentre outras, vêm ganhando destaque no mundo todo. Isso por conta dos números que não param de crescer, sobretudo neste período de pandemia de Covid-19, onde as pessoas tiveram que conviver com incertezas, insegurança, luto e distanciamento social.

De acordo com estudos da Organização Mundial da Saúde (OMS) e da Organização Pan-americana da Saúde (OPAS), divulgados em janeiro de 2021 pelo site da Agência Nacional de Saúde (ANS), o Brasil é o país mais ansioso do mundo (9,3%) e o segundo maior das Américas em depressão (5,8%). A saúde mental representa mais de 1/3 da incapacidade total no mundo, com transtornos depressivos e ansiosos como maiores causas – os quais respondem, respectivamente, pela 5ª e 6ª causas de anos de vida vividos com incapacidade no Brasil. Ainda segundo a OPAS, entre 35% e 50% das pessoas com transtornos mentais em países de alta renda não recebem tratamento adequado e, nos países de baixa e média renda, o percentual é ainda maior, ficando entre 76% e 85%. 

Dados que demonstram como o problema deve ser encarado com seriedade pelas instituições públicas e privadas de saúde e organizações da sociedade civil. 

A Campanha Brasileira Janeiro Branco anualmente cumpre seu objetivo de colocar o assunto nas rodas de conversas, ambientes de trabalho, famílias. Na sua 9ª edição, em 2022 faz um apelo: O MUNDO PEDE SAÚDE MENTAL!

Com o assunto em pauta é possível mudar paradigmas, superar tabus, desmontar preconceitos, gerar informações e colocar conhecimentos em circulação. A conscientização sobre a importância da saúde mental pode salvar vidas! 

A Diretoria de Saúde do SINTRAF JF reforça a importância dos bancários se atentarem para os sinais do adoecimento mental. Individualmente e coletivamente. Urge cuidarmos uns dos outros e construirmos um ambiente saudável de trabalho. Esse é o grande desafio do sindicato: lutar constantemente para garantir condições dignas de trabalho, assegurar direitos do cuidado à saúde de cada bancário e bancária. Contem conosco! 

Saiba mais sobre a Campanha! https://janeirobranco.com.br/

Fonte: SINTRAF JF com dados do site da ANS e Campanha Janeiro Branco 2022