Medo e ansiedade podem interferir no ciclo menstrual, alerta ginecologista 
Cancelar

 

Medo e ansiedade podem interferir no ciclo menstrual, alerta ginecologista

O estresse tanto pode alterar o funcionamento hormonal gerando alterações menstruais, alterações na ovulação ou até sangramentos genitais, quanto diminuir a imunidade.

Aspectos psicológicos podem afetar a fisiologia do sistema reprodutor. Diversas disfunções do aparelho reprodutor são resultantes de altos níveis de ansiedade. O estresse tanto pode alterar o funcionamento hormonal gerando alterações menstruais, alterações na ovulação ou até sangramentos genitais, quanto diminuir a imunidade.
Pensando na saúde feminina, no Sintraf Cuida desta semana, a ginecologista Dra Marília Coelho de Souza explica que as mulheres costumam  absorver todos os problemas, emoções e tensões e com isso afetar o ciclo menstrual. Segundo ela, nesses casos não se deve preocupar com alterações na menstruação, pois devido a ansiedade provocada pela pandemia, é comum ocorrer. Por isso, qualquer sensação diferente, é fundamental manter a tranquilidade, e não entrar na sintonia do medo e reagir. Entretanto, ela alerta sobre a importância de manter os exames de rotina e prevenção, tendo em vista que os consultórios continuam atendendo. 
Dra Marília destaca também a necessidade de mantar a alimentação saudável , pois também pode interferir no ciclo menstrual.
Para dúvidas ou informações, entre em contato com a profissional: 3215-6066