Nutricionista explica como higienizar alimentos corretamente durante a pandemia 
Cancelar

 

Nutricionista explica como higienizar alimentos corretamente durante a pandemia

No Sintraf Cuida desta semana, a nutricionista Thays Neves explica a maneira correta de higienizar e armazenar os alimentos, de forma que eles possam durar até 15 dias sem estragar.

Manter uma alimentação adequada evitando alimentos industrializados é fundamental para a boa saúde das pessoas. O hábito saudável de consumir alimentos frescos e nutritivos deve ser mantido independente da pandemia. Entretanto, a nova rotina, imposta pelo isolamento social muitas pessoas estão optando por alimentos que duram mais tempo na despensa mas que tendem a ser mais calóricos e menos nutritivos.
Por isso, no Sintraf Cuida desta semana, a nutricionista Thays Neves explica a maneira correta de higienizar e armazenar os alimentos, de forma que eles possam durar até 15 dias sem estragar.
Segundo ela, é necessário fazer um planejamento da alimentação da família antes de ir às compras. Isto evita ter que voltar ao mercado constantemente. Compras feitas, é hora de lavar e armazenar os alimentos.  No caso de frutas, verduras e legumes, o primeiro passo é lavar em água corrente, uma a uma. Em seguida, colocar água com solução clorada numa bacia por 30 min. Para cada litro de água, deve-se colocar 1 colher de sopa de água sanitária. Segundo ela, não deve ser utilizada água sanitária caseira, apenas produtos aprovados pela Anvisa. Após o tempo de molho, colocar em água corrente novamente para retirar resíduos do cloro. De acordo com Thays, é importante secar bem as hortaliças e armazenar em potes na geladeira, isto ajuda a conservar o alimento por até 15 dias.
Confira o vídeo: