Sindicato cobra abertura de CAT para bancários com Covid-19 
Cancelar

 

Sindicato cobra abertura de CAT para bancários com Covid-19

Para a abertura da CAT é necessário que o trabalhador apresentar o exame que testou positivo e se possível o atestado médico.

Bancários contaminados pelo novo coronavírus dentro da agência, que tiverem interesse na abertura da Comunicação de Acidente de Trabalho (CAT) poderão procurar o sindicato dos Bancários através do telefone/whatsapp  98446-8977 e 99108-3248 para formalizar o pedido junto ao banco. De acordo com diretora de saúde e Condições de Trabalho do Sintraf, Taiomara Neto de Paula, para a abertura da CAT é necessário que o trabalhador apresentar o exame que testou positivo e se possível o atestado médico.
A CAT é o documento que informa ao INSS que o trabalhador sofreu acidente ou adquiriu doença no trabalho. É um direito, e  está previsto no artigo 169 da CLT (Consolidação das Leis de Trabalho), na lei 8213/1991 (Lei que dispõe sobre os Planos de Benefícios da Previdência Social) e na Lei Estadual nº 9505/1997, que disciplina os serviços de saúde do trabalhador do SUS. Após a cobrança junto ao banco, se não houver manifestação em 48h o sindicato poderá fazer a abertura da CAT.