Sindicato faz protesto em agência do Mercantil do Brasil
Manifestação também cobrou mais compromisso com os funcionários que estão sofrendo com demissões e riscos de infecção por Covid-19
Diretores do SINTRAF JF fizeram um protesto na tarde desta quarta-feira, 25, em uma agência do banco Mercantil do Brasil no centro de Juiz de Fora. Nesta semana, banco voltou a demitir funcionário descumprindo, como as demais instituições financeiras, o acordo de não demitir durante a pandemia.
O funcionário está sendo acompanhado e orientado pelos setores jurídico e de saúde do sindicato. Sozinho o Mercantil do Brasil já demitiu seis funcionários durante a pandemia de Coronavírus, prática que vem sendo questionada pelo movimento sindical e considerada ilegal pela Justiça do Trabalho. Em dois casos de demissão do Bradesco os juízes reconheceram a falta de compromisso do banco com os funcionários ao descumprir o acordo selado com as entidades sindicais.
O ato do SINTRAF JF, além de manifestar indignação contra mais uma demissão, alerta os funcionários também para o aumento dos casos de Covid-19 entre os bancários. Na mesma agência mais um caso de contaminação foi registrado nesta terça-feira, 24, ficando a agência fechada no período da tarde para sanitização e cumprimento dos protocolos.
O funcionário que testou positivo foi afastado e os demais passaram por consulta online, como prevê os protocolos do Mercantil alterados recentemente, de acordo com o secretário geral e funcionário do banco, Robson Marques.
O sindicato atenta a categoria para os cuidados no uso dos equipamentos de proteção e para registrar denúncia no sindicato caso haja alguma negligência nos protocolos e práticas abusivas que coloquem em risco a saúde dos bancários e clientes.