Sindicato faz protesto em agência do Mercantil do Brasil 
Cancelar

 

Sindicato faz protesto em agência do Mercantil do Brasil

Manifestação também cobrou mais compromisso com os funcionários que estão sofrendo com demissões e riscos de infecção por Covid-19

Diretores do SINTRAF JF fizeram um protesto na tarde desta quarta-feira, 25, em uma agência do banco Mercantil do Brasil no centro de Juiz de Fora. Nesta semana, banco voltou a demitir funcionário descumprindo, como as demais instituições financeiras, o acordo de não demitir durante a pandemia. 

O funcionário está sendo acompanhado e orientado pelos setores jurídico e de saúde do sindicato. Sozinho o Mercantil do Brasil já demitiu seis funcionários durante a pandemia de Coronavírus, prática que vem sendo questionada pelo movimento sindical e considerada ilegal pela Justiça do Trabalho. Em dois casos de demissão do Bradesco os juízes reconheceram a falta de compromisso do banco com os funcionários ao descumprir o acordo selado com as entidades sindicais.

O ato do SINTRAF JF, além de manifestar indignação contra mais uma demissão, alerta os funcionários também para o aumento dos casos de Covid-19 entre os bancários. Na mesma agência mais um caso de contaminação foi registrado nesta terça-feira, 24, ficando a agência fechada no período da tarde para sanitização e cumprimento dos protocolos. 

O funcionário que testou positivo foi afastado e os demais passaram por consulta online, como prevê os protocolos do Mercantil alterados recentemente, de acordo com o secretário geral e funcionário do banco, Robson Marques. 

O sindicato atenta a categoria para os cuidados no uso dos equipamentos de proteção e para registrar denúncia no sindicato caso haja alguma negligência nos protocolos e práticas abusivas que coloquem em risco a saúde dos bancários e clientes.