Sintraf-JF faz homenagem à categoria em Dia Internacional dos Trabalhadores 
Cancelar

 

Sintraf-JF faz homenagem à categoria em Dia Internacional dos Trabalhadores

Este ano, diante de uma conjuntura de pandemia, a data traz reflexões sobre a importância da força de trabalho para manter o funcionamento da nação, bem como o papel do trabalhador na geração de lucros para as empresas

O dia 1° de maio, Dia Internacional dos trabalhadores é marcado por lutas por direitos trabalhistas. A origem da data está ligada à greve geral de 1886, em Chicago, quando milhares de operários esvaziaram as fábricas e foram às ruas pedir ?8h de trabalho, 8h de repouso, 8h de educação?. Durante a manifestação, dezenas de trabalhadores foram mortos pela polícia ou guardas das fábricas e 7 líderes sindicais foram presos e condenados à forca. No Brasil as mobilizações na data tiveram início em 1890, em Santos e se espalham por todo o país.

Este ano, diante de uma conjuntura de pandemia, a data traz reflexões sobre a importância da força de trabalho para manter o funcionamento da nação, bem como o papel do trabalhador na geração de lucros para as empresas, que num país capitalista com resquícios de escravidão, se aproveitam da situação para explorar ainda mais a mão de obra da classe trabalhadora, que arriscam suas vidas para não perder o emprego.

Neste momento, todo trabalhador tem um papel importante durante a pandemia, desde aqueles que podem e permanecem em casa para evitar a disseminação do vírus e o colapso no sistema de saúde, aos que precisam trabalhar para atender à população.